Friday, April 20, 2018

Egiptologia moderna


Os egípcios antigos eram um povo muito interessante.
Imaginavam deuses com morfologia corporal humana mas com cabeça de falcão, chacal ou gato, entre outros (Horus, Anúbis e Bastet, respectivamente).

A principal actividade económica eram as construções megalómanas de pirâmides, esfinges e outros portentos arquitectónicos. Um arquitecto em particular, de nome Numeróbis, destacou-se pela originalidade.

O que mais me intriga, no entanto, é a forma de escrita pictórica que utilizavam. Desenhavam símbolos que representavam conceitos, com correspondência a palavras. Não percebo nada da escrita egípcia antiga, mas isso é irrelevante. Os símbolos são tão poderosos que me transmitem imediatamente ideias. E essas ideias todas convergem para uma conclusão óbvia:

Tinham sentido de humor.

Este trecho esculpido num mural do tal arquitecto Numeróbis é um bom exemplo:

Na 1ª linha temos muita malta sentada com tesão. Eram um povo libidinoso, pelos vistos.

Na 2ª linha a mensagem é mais complexa. Mais malta sentada com tesão, mas com chifres, babuínos, gatos, gajos montados em elefantes e porcos. Sem dúvida uma piada sobre cornudos.

Na 3ª linha, além de coisas sinistras como pernas cortadas e cabeças de boi (outra alusão aos cornudos e respectivas vinganças?) uma sucessão de passarada que só pode ser alguma piada sobre galináceos como metáfora do órgão sexual feminino. Exemplo: "Vou depenar-te a franga".

A 4ª linha é o descalabro. Um casal acompanhado de malta que caga e mija à frente dos outros como se nada fosse, membros do clero a contemplar a pouca-vergonha e um gajo com um porco pela trela. Nem sei o que dizer.

Chego à 5ª linha exausto com tanta parvoíce, mas tenho que destacar o último pictograma desta linha: ficamos a saber que já naquele tempo se usava bengala e cartola. Deve ser um finalista da universidade.

Este relambório todo só pode ser, portanto, um relato da queima das fitas do ano 2018 AC.

Nada muda.

1 Comments:

Blogger António Luís said...

Eram, à sua maneira, uma espécie de emojis.
Em alguns aspetos, a evolução não (nos) é favorável.

12:12 PM  

Post a Comment

<< Home