Sunday, March 27, 2016

O Berbigão

Nada melhor que o ócio proporcionado pela época festiva para voltar a pegar no Berbigão, partilhando aqui, aquela que foi a primeira edição de "o Berbigão", a edição de parede, que foi para o placard há uns 32 anos! É verdade, o tempo passa incrívelmente depressa e nós sem dar por isso.

As edições que possuo, e que irei postar, são as seguintes:

nº0 - ?/1984
nº2 - Novembro 1984
nº3 - Dezembro 1984
nº4 - Fevereiro 1985
nº5 - Março 1985
nº6 - Abril 1985
nº7 - Maio/Junho 1985

Lamentávelmente não possuo os originais (não os dei ao Agrupamento??, já não me lembro...), pelo que as digitalizações são a partir de fotocópias mas que, podem em casa, e ao invês de estarem a ver a televisão com as suas reposições pascais, podem se entreter, com filhos e netos, a pintar lápis de cera enquanto ouvem música ...  https://www.youtube.com/watch?v=5SuZMwe-XRc



Ficha Técnica...
 A ficha ténica que regista por um lado os "cérebros" da coisa, eu e o Armindo, e uma colaboração que, não consigo perceber onde estava... o Jorge Mateus (a.k.a. Truta) era um colega meu do liceu (Alexandre Herculano), mas não está aqui nada dele (acho), há de facto um texto escrito por ele na edição seguinte...


  Nota de Apresentação
  
A nota de apresentação, acho que fala por si própria... 




Autoria do Armindo, como a quase totalidade dos desenhos do Berbigão, um cartoon muito ... óbvio, e um clássico até, podendo ser aplicado a todos os temas davida em sociedade ... com duas interessantíssimas caricaturas, uma minha e a outra do Armindo

cartoon que retrata de alguma forma a passagem do A-7 para os Caminheiros que, recordo, em determinada altura eram só dois, eu e o Zé Carlos ...

 
... vale a pena legendar isto?

à epoca, havia uma "contenda" com o Chefe Mendes àcerca da possibilidade de se criar uma Patrulha Panda nos Séniores, vontade de alguns de nós, mas que esbarrava, talvez, com a ideia de se usarem nomes mais clássicos e que fossem até reacender tradições antigas de outras patrulhas que já teriam existido na secção, não me recordo bem ... não sei se porventura no âmbito do grupo de índole extremista, o O.T.A.M. (Organização do Tratado Anti-Mendes), essa organização secreta que visava opor-se a tudo que provinha do Chefe Mendes, teria sido feito algo a propósito...


...uma referência às cónicas, talvez uma expressão que antecedeu os canudinhos ...


  sobre este... nem sei o que diga....






Labels: , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home