Wednesday, May 02, 2018

Investigadores descobrem inscrição medieval

Uma expedição científica que explorava locais remotos da cidade do Porto encontrou um grupo de árvores da espécie Platanus Hispanica com inscrições gravadas na casca.
Embora parcialmente danificadas, foi possível identificar algumas palavras. Numa das árvores o texto apresenta-se em caracteres cirílicos, noutras em caracteres latinos. O conteúdo, em ambos os casos, parece idêntico.




O Professor Leónidas Artur conclui que são inscrições do século XI:

"A datação por isótopos de criptonite não deixa grande margem para dúvidas. Foram feitas entre 1024 e 1042. O facto de termos aqui o mesmo texto em cirílico e latino antigos é consistente com os registos históricos. Nessa época houve afluência de tribos eslavas à cidade do Porto. É provável que estes textos sejam parte do sistema de avisos das autoridades que governavam a cidade. Os aviso eram afixados em várias línguas, para que os estrangeiros os compreendessem facilmente. Podemos concluir que estas inscrições são avisos da proibição de estacionamento neste local. Nesse tempo os veículos eram cavalos, carroças e bestas de carga, cujos proprietários amarravam a árvores quando estacionavam."

Uma das palavras identificadas pelos investigadores é "aleluia", que na linguagem administrativa da época significava coima.

"Este achado permitirá esclarecer dúvidas sobre o sistema de gestão do Porto antigo. Não sabemos, por exemplo, se as autoridades usavam dispositivos de bloqueio das patas dos animais ou se procediam ao reboque dos mesmos. Talvez empregassem ambos os métodos consoante o caso."


Portus Calem 1042: nobre encontra a sua montada bloqueada.

1 Comments:

Blogger Corsário de Segunda said...

PHODA tracinho se! Pê QuÊ PÊ!!!
Canudo e o camandro!
Gostei tótil!

8:59 PM  

Post a Comment

<< Home