Tuesday, December 20, 2011

o Contrabandista - Tipos de Contrabando [pré-episódio 5]

Não podemos falar do que são os contrabandistas, e passar para a narrativa da nossa história, sem antes dar-mos uma pequena nota àcerca das diferentes formas e artigos de contrabando.

Algodão
Em rama.

Aviões
A voar.

Azeite
Faz-se em bexigas de porco ou bidons de plástico. Só se pode fazer em garrafas ou garrafões de vidro quando também se está a fazer contrabando destes. Os contrabandistas de azeite chamam-se isso mesmo, e não bexigueiros ou azeiteiros com quem são vulgarmente confundidos.
A minha avó contrabandeava bexigas de azeite.

Bacalhau, Bananas, Brinquedos, e Bucetas
Faz-se em malas de viagem.
Exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=CgYqAbfhm9E

Chocolate
Em tabletes.

Diamantes de sangue
Em caixas de bombocas.

Dinheiro
Em maços de cem notas, ou a rodos.

Electrodomésticos
Em cima do tejadilho do carro ou debaixo do braço.
Existem casos documentados de tráfego feito fazendo uso de aviões, porém, pareceres técnicos da autoridade aérea nacional referem que este só deverá ser feito com a mercância dentro do aparelho e não, como acontece em alguns países asiáticos, amarrado no tejadilho.
Esta nuance prende-se com questões de segurança em especial, de sustentabilidade aerodinâmica. Na alfândega, e para não levantar suspeitas, deverão confirmar que se trata de um determinado ou determinados equipamentos electricos ou electrónicos mas que, não funcionam, por estarem desligados.
Há registo de este tipo de contrabando poder ser também feito em contentores, mas até ao fecho da edição e apesar das repetidas tentativas de contactar com diveros armadores não foi possível averiguar desta possibilidade.
Incluem-se neste tipo todos os equipamentos como frigoríficos e arcas congeladoras, computadores e acessórios, consolas de jogos, aparelhagens e walkmans, vibradores, televisores e leitores de video, aspiradores, batedeiras e microondas, máquinas de café, fogões completos ou em partes, secadores de cabelo, máquinas de lavar e de secar, ... entre outros.
Excluem-se deste os Pace-Makers, e as proteses penianas.

Humanos
Faz-se em pessoa.
Incluem-se o contrabando de crianças pequenas, feitas em barriga de aluguer.
Exclui-se o tráfego de trabalhadoras nocturnas de bar de alterne, dada a frequência assídua por parte de alguns membros da redação da ATER deste tipo de superfícies comerciais.

Leite
Faz-se com vaca(s), embora também dá com cabras, porcas e até outros animais, desde que providos de apêndices mamários e em periodo de aleitação, só que as quantidades de material contrabandeado é, regra geral, inferior.

Relógios
Nos pulsos, os que fazem pi-pi do lado esquerdo e os de ponteiros do lado direito. No caso dos relógios de parede é preciso uma, pelo que a vantagem deste tipo é que atrás da parede se podem esconder um número grande de relógios.

Sexo
Faz-se do outro lado e trazem-se para cá as notas de banco.
Queremos o nosso País limpinho dessas sem-vergonhices!

Tabaco
É uma das formas mais antigas de contrabando, remonta ao tempo do Erol Flyin, essa lenda vestida de meia-calça das histórias da lágrima no canto do olho, de Corsários e Piratas e de contrabando feito em alto-mar, que como se sabe fica no oceano. Actualmente este tipo de contrabando é feito em volumes e em navio (contentor) ou em camião (contentor ou outro tipo de vasilhame). A pé também se faz, mas é preciso ter bons pulmões, fato de treino e sapatilhas, para atravessar a fronteira a correr com a boca cheia com cigarros acesos e também os espaços entre os dedos das mãos. É também preciso ter um comparsa, do lado de cá da fronteira para apagar os cigarros e voltar a metê-los nas caixinhas. À cautela memorize estes dois números: 112 e 117, o primeiro para as faltas de ar e o segundo para chamar os bombeiros.

Telefones e Telemóveis
O contrabando de telefones e telemóveis só é rentável a partir de 150 unidades, mas dado o nível de radiação envolvido, o ATER declara desde já ser contra este tipo de contrabando pelo que nem sequer o refere no âmbito deste trabalho.
Incluem-se os telemóveis ligados por satélite e a respectiva antena (disco).

Vacas
Em manada (ver também contrabando de leite).

Whisky
Só se for de Sacavém o que, faz com que não seja contrabando pois não atravessa a fronteira.

......

FAQ's

Atirar (disparar) contra um bando de pássaros é fazer contra-bando?
Não, nesse caso trata-se de fazer pela vida. A fome é negra e as perdizes depois de estarem em vinha d'alhos vão que nem ginjas!

Que é preciso para ser contrabandista?
Havendo uma fronteira e força de vontade, o resto contabandeia-se...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home